BANCO DO BRASIL S.A. – CAMPANHA SALARIAL

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC, com a participação das Federações, Sindicatos, ASABB e AEABB, esteve reunida hoje, em Brasília/DF, a partir das 15 horas, com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil S.A., coordenada pela Dra. Dra. Joselene Maria Vizzotto e Liege Mallmann Granville (DIREF), pelos Drs. Mario Eduardo Barberis e Cláudia Portes Cordeiro (DIJUR) e Aguinaldo Tadeu Gomes (DIPES).

Após as apresentações e os registros iniciais, o Banco concordou com as seguintes concessões:

CLÁUSULA VINTE: AUSÊNCIAS AUTORIZADASO banco se dispõe a abonar horas até 4 consultas por mês, para funcionárias grávidas realizarem exames, nos casos de gravidez de alto risco, bem como autorizar a adição no interesse das funcionárias, para cidades em que haja maiores recursos.

CLÁUSULA SESSENTA E OITO – ASCENSÃO PROFISSIONALO banco propôs a disponibilização de oportunidades a funcionários que trabalham no PSO para participarem de treinamentos visando atuarem em cargos superiores. Noticiou ainda que está disposto a implementar a adição cruzada transitória, para aprendizagem dos serviços. Também prometeu rever as regras de concorrências, colocando em condições de igualdade funcionários lotados no PSO. Concordou ainda com a criação de Grupo para possibilitar que caixas façam estágios como assistentes nas agências, promovendo a integração entre os funcionários.

Em seguida, as partes passaram a discutir as seguintes cláusulas da pauta de reivindicações apresentadas pela CONTEC:

CLÁUSULA OITAVA: ADICIONAL DE TRABALHO NOTURNO: O Banco propôs renovar a cláusula com a redação do Acordo Coletivo de Trabalho revisando.

CLÁUSULA NONA: ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E DE PERICULOSIDADEO Banco propôs renovar a cláusula com a redação do Acordo Coletivo de Trabalho revisando.

CLÁUSULA DEZ: GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃOO Banco propôs a renovação da cláusula com a redação do Acordo revisando. A CONTEC insistiu para que BB ajuste a cláusula à redação da CCT.

CLÁUSULA ONZE: GRATIFICAÇÃO DE CAIXABB propões renovar com redação ACT revisando, com reajuste sobre R$ 1.039,56.

CLÁUSULA DOZE: GRATIFICAÇÃO DO COMPENSADOR DE CHEQUESO Banco propõe a renovação da cláusula, com a redação do Acordo revisando, com reajuste sobre R$ 139,44

CLÁUSULA DEZENOVE: VALE-TRANSPORTE:O Banco propõe renovar a cláusula nos termos do ACT revisando.

CLÁUSULA VINTE E UM: ESTABILIDADES PROVISÓRIAS NO EMPREGO: O Banco propõe a renovação da cláusula com a redação do Acordo revisando. 

CLÁUSULA VINTE E DOIS: OPÇÃO RETROATIVA PELO FGTS: O Banco propõe retirar a cláusula do ACT, ao fundamento de sua inaplicabilidade, em razão de não haver colega com possibilidade de opção.

CLÁUSULA VINTE E TRÊS: INDENIZAÇÃO POR MORTE OU INVALIDEZ DECORRENTE DE ASSALTOO Banco propôs a renovação, com a redação do ACT revisando. A CONTEC insistiu, argumentando tratar-se de cláusula de onerosidade baixíssima. O banco ficou de estudar.

CLÁUSULA VINTE E QUATRO: SEGURANÇA BANCÁRIA – PROCEDIMENTOS ESPECIAISO Banco propõe a renovação da cláusula com a redação do Acordo revisando.

CLÁUSULA VINTE E CINCO: ANUALIZAÇÃO DE LICENÇA-PRÊMIO: O Banco propõe a renovação da cláusula com a redação do Acordo revisando.

CLÁUSULA VINTE E SEIS: ISENÇÃO DE TARIFAS E ANUIDADES: O Banco concorda com a renovação da cláusula, nos termos do ACT revisando.

CLÁUSULA VINTE E SETE: FALTAS ABONADASO Banco concorda com a renovação da cláusula

CLÁUSULA VINTE E OITO: LICENÇA ADOÇÃO: O Banco concorda com a renovação da cláusula.

CLÁUSULA TRINTA: PAS ADIANTAMENTOO banco informou que o pedido continua em estudo.

CLÁUSULA TRINTA E UM: PAS AUXÍLIO: O Banco informou que a cláusula ainda está em estudo.

CLÁUSULA TRINTA E TRÊS: CAIXA-EXECUTIVO – VANTAGEM EM CARÁTER PESSOAL PARA PORTADORES DE LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (VCP/LER): O Banco adiou a resposta.

CLÁUSULA TRINTA E NOVE: TRABALHO EM DIA NÃO ÚTIL E EM DIA ÚTIL NÃO TRABALHADO NAS DEPENDÊNCIAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO BANCÁRIA OU EM ATIVIDADES DE CARÁTER ININTERRUPTO: O Banco propõe renovar com a redação do ACT revisando.

CLÁUSULA QUARENTA: FOLGASO Banco informou ainda não ter redação pronta, em razão da necessidade das folgas decorrentes de trabalho na Justiça eleitoral não poderem ser convertidas em espécie, bem como do estabelecimento de ajuste de prazo para o gozo.

CLÁUSULA QUARENTA E SEIS: DESCOMISSIONAMENTO DECORRENTE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL: O Banco concorda com a renovação da cláusula, com a redação do ACT revisando

CLÁUSULA QUARENTA E SETE: TRAVA PARA TRANSFERÊNCIA E CONCORRÊNCIA A COMISSIONAMENTOO Banco propõe a renovação da cláusula com a redação do Acordo revisando.

CLÁUSULA QUARENTA E SEIS: DESCOMISSIONAMENTO DECORRENTE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL: O Banco informou que a cláusula ainda se encontra em estudo, quanto à possibilidade de agilidade na análise dos casos de exceção.

CLÁUSULA QUARENTA E NOVE: CESSÃO DE DIRIGENTES DE ASSOCIAÇÕES DE FUNCIONÁRIOSO Banco nega. A CONTEC insistiu, mas o Banco manteve-se inflexível.

CLÁUSULA CINQUENTA: REPRESENTANTE SINDICAL DE BASE: BB propôs a renovação com a redação do ACT revisando. A CONTEC insistiu no reconhecimento de um delegado para cada unidade do Banco, mesmo que só sejam beneficiados os delegados representantes das unidades com mais de 80 funcionários.

CLÁUSULA CINQUENTA E DOIS: GARANTIA DE ATENDIMENTO AO DIRIGENTE SINDICAL: o banco propôs a renovação da cláusula com a redação do ACT revisando, destacando que há necessidade de procedimentos de segurança para acesso às agências.

CLÁUSULA CINQUENTA E TRÊS: NEGOCIAÇÃO PERMANENTE E SOLUÇÃO DE DIVERGÊNCIAS: O banco pediu para priorizarmos os temas, com vistas à discussão na próxima reunião.

CLÁUSULA CINQUENTA E QUATRO: COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃOO Banco informou que ainda está estudando a cláusula.

CLÁUSULA CINQUENTA E CINCO: DESCONTO ASSISTENCIAL: O Banco informou que a cláusula ainda se encontra em estudo, prometendo proceder manualmente o desconto das contribuições relativas aos dirigentes sindicais liberados 

CLÁUSULA OITENTA E SEIS – VALE CULTURAO Banco informou que a cláusula ainda está em estudo.

Restou ajustado que a próxima reunião de negociação deverá ocorrer no dia 21/09/2015, a partir das 14h30.

Avaliação:

Embora o banco tenha concordado melhorias nas cláusulas que tratam de AUSÊNCIAS AUTORIZADAS e ASCENSÃO PROFISSIONAL, não houve sinalização de qualquer outro progresso nessa segunda reunião, havendo o Banco se limitado a concordar com a renovação das demais cláusulas existentes debatidas.

Assim, precisamos da mobilização de todos para sensibilizar a administração do Banco a atender as reivindicações dos funcionários.

SEEBMOC