História

HISTÓRICO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE MONTES CLAROS E REGIÃO.

Sindicato dos Bancários  de Montes Claros foi fundado por um grupo de “Bravos” companheiros em 09.08.1945, como “Associação Profissional dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Montes Claros”. Dentre  os fundadores destacamos: João de Oliveira Campos, Paulo Duarte e Pereira, Salvador Lauria, Saul Coelho, José de Marco e outros.

Tendo o bancário Euler de Moura Soares sido eleito como o 1º Presidente da recém-criada Entidade Sindical.

Em 04.03.1947, a então “Associação” foi transformada em Sindicato, e teve a sua “Carta Sindical”  Expedida em 14.12.1949. O Reconhecimento oficial, só aconteceu em  02.01.1950.

De lá para cá, o nosso Sindicato cresceu e se transformou numa trincheira de lutas dos Bancários da cidade e da região. Uma entidade respeitada e que tem cumprido de pé o papel de legitimo representante da categoria na região, escrevendo páginas históricas nas lutas que se seguiram em prol de seus representados. Em todos esses anos de existência, a entidade só sofreu um revés, que foi a intervenção do Governo Militar na entidade, em 1964, época da “tomada” do poder governamental do país, pelos militares.  Toda a diretora foi caçada, e o governo nomeou uma  “Junta” composta por bancários, que dirigiu o Sindicato dos Bancários por longos  05 anos, em que a entidade ficou “parada” e nada fez pela categoria. Suspensa a “Intervenção” houve novas eleições diretas, para a diretoria e aos poucos o Sindicato dos Bancários de Montes Claros foi retomando o seu caminho, recompondo-se aos poucos até atingir o seu completo objetivo.