Editorial

Companheiros e Companheiras,

Com muita honra e imenso orgulho anunciamos o ingresso do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Montes Claros e Região na era da comunicação eletrônica, com o lançamento de nossa “home page”!

Trata-se de antigo anseio dos bancários de base e da diretoria que agora se materializa, inserindo a entidade na grande rede – mundial – de computadores, permitindo maior agilidade e transparência na difusão de tudo aquilo que for do interesse da categoria.

Evidentemente que não temos a pretensão de apresentar-lhes um trabalho pronto e acabado eis que, o nosso espaço na Internet somente estará formatado após o acatamento, pela direção do sindicato, das críticas e sugestões dos bancários.

Alguns serviços, entretanto, serão prestados de forma exemplar aos bancários, e um deles diz respeito aos acordos coletivos; a partir de agora, os bancários da rede privada, do Banco do Brasil ou da Caixa, mesmo os funcionários das Cooperativas de Crédito poderão, através deste site, formular consultas ou imprimir os instrumentos coletivos de trabalho respectivos, tanto de sua residência como do local de trabalho, sem a burocracia de terem que se dirigir à entidade.

Assim como as Convenções ou Acordos Coletivos, inúmeros outros links e serviços importantes serão encontrados pelos bancários neste espaço, que doravante, construiremos juntos.

Até porque precisamos estar unidos cada vez mais para nos contrapor às arbitrariedades que vem sendo cometidas pelo atual governo que, tal qual FHC, desonra o seu passado; FHC quando se reelegeu presidente, parece ter se esquecido de tudo que escreveu! Lula, eleito presidente, não se lembra de um “A” de suas palavras da extensa campanha de anos a fio pela presidência:

– Esqueceu-se de suas posições nacionalistas sobre a ALCA e o FMI, deixou também de lado o que falava sobre juros altos e lucros dos banqueiros (recorde, agora, na história do Brasil), e agora – pasmem – não se lembra mais que foi sindicalista e planeja massacrar com o movimento sindical brasileiro.

É que ele está mandando para o Congresso Nacional uma proposta de Reforma Sindical canhestra que, de um lado, tira as Centrais Sindicais de perto do quase ZERO para poder absoluto no novo modelo, pisoteando as lideranças legalmente eleitas neste país, e de outro, contra mais de 90% das manifestações dos trabalhadores nos Fóruns do Trabalho, vem pregar a Pluralidade Sindical (mesma coisa que anarquia, ou aniquilamento do movimento sindical), abandonando a atual Unicidade.

Pior!

Lula, que deveria se preocupar em cumprir a promessa de fazer gerar mais empregos, diminuindo a carga tributária das empresas, está apresentando de forma oportunista a reforma sindical na frente da Reforma Trabalhista!

Para quê?

Com o movimento sindical profissional esfacelado, fica mais fácil aprovar uma reforma trabalhista bem de acordo com os patrões e os banqueiros, subtraindo direitos – já tão curtos – dos trabalhadores como férias de 30 dias, FGTS e sua multa de 40% nas demissões, 13º salário e mais outra meia dúzia de benefícios que ainda nos restam.

Vamos ficar atentos e de olho nas manobras governamentais e não entregaremos de forma nenhuma os nossos direitos.

Vamos à luta, unidos, para garantir os nossos direitos.

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários
de Montes Claros e Região

Luiz Carlos Rocha Caldeira
Presidente