ELEIÇÕES CASSI

 Bragança Paulista SP, 16 de novembro de 2019

Sr. Presidente

Demais Colegas

Peço a gentileza de levar ao conhecimento dos colegas esta mensagem. Independente de nossa opção pessoal, todos precisam tomar conhecimento do que ocorre hoje para fazer sua escolha consciente e da melhor maneira possível.

Agradeço sua Colaboração.

LEIAM. Por favor…. LEIAM!

Segunda, dia 18/11 tem início a nossa votação, pela terceira vez, à famigerada proposta de mudança do Estatuto da Cassi.

Nessa votação, cada um deve fazer um exame interior, para ter sua própria escolha, dada a importância que ela traz em nossas vidas e nas vidas daqueles que virão depois de nós.

Nessa proposta temos três mudanças fundamentais em nosso Estatuto:

A primeira delas: É aquilo que chamam de Voto de Qualidade, onde, aquele indicado pelo Banco, Presidente da Cassi, terá em suas mãos a capacidade de decidir, num empate qual a escolha será melhor. Temos alguma dúvida que sendo ele da ativa, pressionado pelas ordens do Patrão, votará em algo que nos favoreça ou votará a favor de algo que favoreça o BB?

Dizem aqueles que hoje conduzem esse processo, terem retirado da pauta, tudo que pudesse ser lesivo a cada um de nós. Omitem, porém, que está lá nas entrelinhas a palavrinha (Baixar Atos). Quando dizem baixar Atos, terão em mãos a capacidade de mudar o que bem entenderem.Omitem ainda, que estão passando para o Regulamento, o que foi retirado das duas primeiras propostas, dando ao Conselho Deliberativo quase todo o poder necessário às mudanças que poderão fazer, sem nunca mais precisarem da nossa aprovação. O Corpo Social já era.

Segunda Mudança: Propõe o Banco: O pagamento pelos dependentes (quebrando nossa Solidariedade). Se Olharem no Código de Ética da Cassi criado lá em 1944, verão que, a Solidariedade é o primeiro Principio de nosso plano. Após romperem com o princípio da Solidariedade, trarão a cobrança por faixa etária, naturalmente para se equiparar com os funcionários oriundos da Nossa Caixa. Porque trarão à pauta a

questão do Pacto Geracional, que aí colocarão para justificar mais esse avanço sobre nossos direitos.

Aí aquela pergunta que ninguém quer ouvir: Quem de nós, está apto a pagar por um plano de Mercado? Quem de nós será aceito por um plano de Mercado, com todas as mazelas da nossa idade?

Pior ainda. Nosso Cadastro deve ter sido negociado com esse Mercado, porque diariamente recebemos propostas de duas ou mais seguradoras de saúde, oferecendo seus produtos.

Estão, claramente, se moldando ao Plano da extinta Nossa Caixa, que paga pelos dependentes, e tem reajuste por faixa etária. É isto que estarão aprovando. Porque estão se ajustando à Nossa Caixa? Simples: Porque a Contraf tem uma promessa com aquele grupamento: De trazê-los para a Cassi. São bancários, colegas nossos, mas hoje pagam 1,5% de seus proventos para os titulares e seus dependentes. O banco entra com 8% para eles,( Ótimo negócio para o BB, se livrar desses 8%).Nós pagamos 4% e o banco recolhe para nós apenas 4,5% . O que está embutido na promessa feita a eles.? E o que não sabem? Que passarão também a recolher sobre 4% e terão seus dependentes jogados no Cassi-Família. Ou seja: O banco mente aqui e mente acolá. Terão conhecimento, aqueles colegas,dos valores do CASSI-FAMÍLIA?

Ainda com relação a contribuição dos dependentes há de se considerar que os ativos terão ajuda do BB quanto a seus dependentes e os aposentados, pagarão uma vez a mais pelos seus.Isto é : O percentual pago pelo ativo correspondente a seu dependente será de 1% sobre seus vencimentos e do aposentado será de 2%. Onde mesmo terá ficado a Solidariedade?

Terceira questão proposta pelo BB: O Benefício Definido, que o banco insiste em passar para Contribuição Definida, quando expulsará os pós-laborais e as pensionistas. O BB terá congelado sua contribuição nos 4,5 % enquanto a nossa será majorada, seja por qualquer cálculo errado de suas projeções, seja pela mudança de nossa faixa etária. Esta projeção jogada hoje nessa proposta tem vida calculada até 2021. É isso mesmo que queremos? Como será em 2022? Quando já não teremos mais, em mãos, o poder do Corpo Social.

É isto mesmo que queremos? Quem conseguirá arcar com esses valores, considerando o aviltamento dos salários que temos sofrido?

O memorando de entendimentos se encerra no final do ano.. O banco diz que não aportará nada mais além de seus 4,5%. O que vinha repassando nesses três anos do Memorando não será mais repassado a partir de janeiro de 2020. Usando desta tática de trocar nossos direitos por aportes financeiros. Isto é imoral. É ilegal.

A CASSI tem em seus cofres, valores que vem se mantendo: Gasta-se um tanto, que é logo coberto pelas nossas mensalidades . Esse valores mantidos em reserva, referem-se a uma rubrica chamada PEONA, que em principio não devem ser usados.São provisões destinadas a eventos futuros, mas já vem em uso e se mantendo nos últimos meses.

Para demonstrar que não é verdadeira a premissa que estamos a descoberto, a Cassi vem pagando em dia suas obrigações e ainda tem aplicado valores em contas do BB. Neste mês foram pagas todas as despesas. Ainda sobrou para aplicação em títulos do BB. (mérito do trabalho da Diretoria). Dúvidas? Está em sua contabilização.

Como se não bastasse todas essas inverdades apregoadas pela Diretoria, pela Contraf, pela ANABB, o BB ainda quer trazer o GDI de volta ( grupamento que o BB assumiu em 1996), e agora quer devolver à CASSI. Um grupamento com idosos na faixa de 77 anos, que se considerada a tábua de mortalidade, terão ainda mais 20 anos de vida. Achamos mesmo que R$ 450.000 que o banco quer pagar para devolver esse grupo será suficiente para arcar com seus custos médicos levando-se em conta a inflação saúde atual?

Repetindo ainda: Como se não bastasse: Baseia-se o banco na CGPAR 23 (sob júdice). Inclusive com mais ou menos 30 funcionários empossados em 2018 sem direito a CASSI. É a esse banco a quem vamos assinar um cheque me branco?

POR CADA UM DE VOCES… PELOS NOVOS QUE ESTÃO CHEGANDO.

POR AQUELES QUE TOMARAM POSSE EM 2018. E ESTÃO SEM PLANO…

REFLITAM …

Tentei enviar e-mails para as agências do BB. Cerca de 1.000 deles retornaram. Alguém tem ideia? Os 3.100 que enviamos à noite chegaram a seu destino. Os que tentamos enviar no horário comercial foram bloqueados

Tentei outro Órgão que não vou citar, para não me bloquearem também: Só permitiriam: se, meu voto e indicação fosse para a aprovação da proposta. Alguém imagina quem está por trás?

“ Este é o Banco do Brasil privatista. Não aprovarei um estatuto que dará um cheque em branco, por muitos, para muitos, sem retorno. Direitos perdidos não serão mais reconquistados.

Será para sempre!

Elisabete Benedita de Souza Bueno – Matrícula 2.836.106-7