Projeto que trata da isonomia entre bancários é desarquivado

Em 2005, os deputados federais Inácio Arruda e Daniel Almeida (PC do B), apresentaram projeto de lei visando garantir igualdade de tratamento entre os bancários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia, pleiteando que sejam estendidas aos novos bancários dessas instituições direitos conquistados há décadas pelos empregados contratados anteriormente à edição das normas editadas Conselho de Coordenação e Controle das Estatais, a partir de 1995.

Depois de tramitar pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e pela Comissão de Finanças e Tributação, o referido projeto (PL 6259/2005) foi arquivado no final de 2010, por força do art. 105 do Regimento Interno daquela casa congressual.

Na quarta-feira passada (16/02), no entanto, foi publicado o seu desarquivamento. Portanto, o tema deve voltar ao debate político e, mais do que nunca, merecerá o nosso acompanhamento e luta por sua aprovação, pois só assim, os chamados “bancários novos” voltarão a ser tratados como iguais em condições de remuneração e, por via de consequência, de dignidade.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Foz do Iguaçu e Região